(41) 99198 3557
Facebook
E-mail

LEITURA EM MOVIMENTO: DA LETRA AO LETRAMENTO

Promover a competência leitora dos alunos da Educação Básica, aumentar o IDEB de estados e municípios, bem como aumentar a chance dos estudantes cursarem o Ensino Superior é o desafio de cada escola e de cada profissional da educação. A grande e irrefutável questão
é que esse desafio passa, necessariamente, pelo aprimoramento da leitura. Não há sucesso na educação pública e privada sem que a leitura seja colocada em primeiro plano. Quando escrevi este livro eu já estava convicto de que a leitura não pode ser pano de fundo para o trabalho com os conteúdos curriculares, mas deve ser o foco principal do trabalho docente.
Questões fundamentais como letra cursiva, o leitor no texto e técnicas de letramento por meio de letras de canção serão abordadas neste livro de forma clara e precisa, de modo que o professor possa colocar em prática tudo o que é sugerido em cada um dos artigos. Outro diferencial deste livro é o tom dialógico, como se o autor se sentasse com o leitor para conversar sobre leitura e letramento. Um tom que só atinge quem está acostumado a conversar sobre educação.
O livro também traz uma vasta referência bibliográfica, além de sugestões de vídeos para reflexão em sala de aula e em reuniões pedagógicas. Todos os vídeos foram escolhidos criteriosamente e todos constam na fanpage do livro, para que o professor possa efetivamente utilizá-los em sua aula sem ter que recorrer às locadoras de filmes,o que, como se sabe, toma tempo na preparação de uma aula. O presente material traz análise semiótica de clipes de músicas para ampliar o pluriverso de leitura dos estudantes.
Este livro foi feito para ser lido, degustado e colocado em prática, não para ficar inerte em uma biblioteca. Um livro só ganha vida nas mãos de um leitor e, se esse leitor for um professor, aí a vida do livro é multiplicada por dezenas de olhos ávidos para descobrir o mundo por meio da leitura.
Para ampliar as discussões, acessar os vídeos sugeridos em cada artigo e promover a troca de ideias entre professores, basta curtir a fanpage:www.facebook.com/daletraaoletramento
Sejam bem-vindos a um floreio de Letras e Letramento!

Professor Robson Lima

LETRA AO LETRAMENTO