(41) 9616 2248
Facebook
E-mail

EVENTO VENTANIA

Olá, queridos amigos e amigas!

Há muito tempo, queridos colegas e amigos me perguntam: Professor Robson, muitas vezes a gente prepara um EVENTO, com a melhor das boas intenções, e as pessoas acabam interpretando mal. Como elaborar um evento, sem que haja equívocos ou má repercussão?

Bem, acho que chegou a hora de eu responder a esses amados colegas e queridos amigos.

Promover EVENTOS é algo fundamental para o sucesso de qualquer escola inovadora. Uma escola inovadora não se contenta com MAIS DO MESMO!

Uma Instituição Educacional vencedora é sempre inquieta e nunca está satisfeita, por isso a realização de EVENTOS DE QUALIDADE é uma oportunidade única para demonstrar toda essa inquietude, fundamental para uma formação humana de qualidade e para o sucesso em Vestibulares e Enem.

Um EVENTO bem elaborado sempre agrega valor para qualquer Instituição Educacional, fidelizando alunos e sendo um importante instrumento para a campanha de matrículas.

Colégios que inovam sempre chamam a atenção. Mas o mais importante é chamar a atenção para algo que deu certo, certo?

Pensando nisso eu criei um modesto questionário que deve ser respondido pela escola, sempre que pensar em promover um EVENTO. É realmente algo muito simples, mas serve para evitar que boas intenções se transformem em grandes equívocos. Então, compartilho com vocês o QUESTIONÁRIO PARA A ELABORAÇÃO DE EVENTOS EDUCACIONAIS:

A) O QUE É UM EVENTO DE QUALIDADE?

– Definir o que é um EVENTO DE QUALIDADE é fundamental para que um colégio possa ter a segurança e os fundamentos teóricos necessários para embasar todo e qualquer projeto. Uma aula bem elaborada já é um EVENTO DE QUALIDADE.

– Uma PALESTRA, ministrada por pessoas com experiência comprovada em Educação de Qualidade, que motive os estudantes, estimulando suas múltiplas inteligências, suas paixões e contemplando seus sentimentos, também pode ser um EVENTO DE QUALIDADE.

– O projeto de um EVENTO DE QUALIDADE precisa ter uma referência teórica bastante consistente, de modo a blindar teoricamente cada uma de suas partes componentes, desde a proposição, consecução e REPERCUSSÃO. Para Hernandez:

“A finalidade do ensino é promover a compreensão dos problemas que os alunos investigam. Compreender é ser capaz de ir além da informação dada, é poder reconhecer as diferentes versões de um fato e buscar explicá-las, além de propor hipótese sobre as consequências dessa pluralidade de pontos de vista.” (HERNANDEZ, 1998, p.86)

– Por fim, um EVENTO DE QUALIDADE precisa ser discutido com toda a equipe envolvida (estudantes, professores, coordenadores, equipe diretiva, etc.), de modo que se possa ouvir cada opinião e contemplar cada sugestão. Afinal, o envolvimento de toda uma equipe é fundamental para o sucesso de QUALQUER EVENTO.

– Quem assume, SOZINHO, todos os riscos de um projeto, também pode colher, sozinho, todos os LOUROS, mas também assume todas as TEMPESTADES E VENTANIAS advindas de eventuais falhas ou de má repercussão. Por isso o trabalho em equipe é sempre muito bem-vindo!

B) O QUE ESTE EVENTO VAI AGREGAR AOS ESTUDANTES, AO COLÉGIO E À COMUNIDADE EDUCATIVA (PAIS DE ALUNOS, COMUNIDADE, ETC.)?

– Essa questão é basilar! Os estudantes são o motivo da existência de qualquer Instituição Educacional, portanto é preciso avaliar com muita serenidade e clareza o efeito desse EVENTO sobre todos os estudantes.

– Não podemos nos esquecer de que um EVENTO pode e deve tocar toda a comunidade educativa (funcionários, pais de alunos, vizinhança, etc.). Por isso é preciso calcular o impacto dessa iniciativa em toda a região.

C) QUAIS SERÃO AS POSSÍVEIS REPERCUSSÕES DO EVENTO?

– Essa pergunta é um convite a se pesar os PRÓS e os CONTRAS da realização do EVENTO.

– Nem sempre uma boa intenção acaba na realização de um EVENTO de sucesso. É preciso ter um olhar amplo e, ao mesmo tempo, pormenorizado sobre todas as partes que compõem o projeto.

D) O EVENTO REPRESENTA, EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, OS VALORES DEFENDIDOS PELO COLÉGIO?

– Não podemos nunca nos esquecer de que, aos olhos da comunidade educativa, tudo o que ocorre em um colégio é reflexo e DEMONSTRAÇÃO INEQUÍVOCA DE SEUS VALORES E DE SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Por isso todo o cuidado é necessário!

– Um EVENTO que contrarie a filosofia, a história e a proposta pedagógica de uma Instituição pode ter efeitos bastante prejudiciais na CAMPANHA DE MATRÍCULAS e na FIDELIZAÇÃO de seus próprios estudantes.

– Não podemos nos esquecer de que uma Instituição Educacional não prepara para a vida, pois ela já é vida e vida em movimento! Esse movimento deve ser acompanhado e cuidado atentamente por todos os responsáveis, para que tudo ocorra sem quedas bruscas ou acidentes. O cuidado com a vida é fundamental!

E) QUAL SERÁ A MENSAGEM DESTE EVENTO PARA O MUNDO?

– Pode parecer um exagero, mas todos os EVENTOS realizados por uma Instituição Educacional é uma forma de mudar o mundo e mudá-lo para melhor.

– Tudo o que um colégio propicia aos seus alunos e à comunidade educativa deve ser um momento especial de aprendizado, troca de experiências e crescimento pessoal, com vistas à transformação da sociedade.

– Cada escola e cada colégio é a esperança de um mundo melhor. É a esperança de que A VIDA SERÁ SEMPRE O VALOR MAIOR. É a certeza de que a Educação é o caminho mais seguro para o sucesso pessoal e profissional.

Essa convicção é fundamental para que o mundo possa respirar os novos ares de um amanhã florido e orvalhado de sonhos.

Bem, quis propor essa reflexão para que possamos sempre nos olhar no espelho das nossas realizações na certeza de que, para muito além de boas intenções, tenhamos, também, bons processos para a realização de EVENTOS DE SUCESSO.

Compartilhe com seus colegas e amigos!

Creio que essa breve reflexão pode fazer com que muitos professores, coordenadores, equipes diretivas e Instituições Educacionais evitem passar por situações indesejáveis, mesmo quando desejando o melhor para os seus estudantes.

Há uma frase atribuída a Michelangelo que diz que “Deus mora nos detalhes!” (Depois subverteram essa frase.). Ou seja, nas pequenas coisas é que reside o valor maior! Por isso, na hora de organizarmos um EVENTO ou PROJETO, precisamos estar atentos a cada detalhe, para que o EVENTO não acabe virando VENTANIA.

Tenham uma excelente semana!

Um abraço!

Professor Robson Lima

Referências:
ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente.In. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo. Papirus, 2002. BEHRENS, MASETO, MORAN. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8ªed. São Paulo: Papirus, 2005. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
DEWEY, Jonh. Vida e Educação. Tradução Anísio S. Teixeira. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos. 1967.
FREIRE, Paulo & SHOR, Ira. Medo e Ousadia. O cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Medicas, 1994.
LEITE, L.H.A. Pedagogia de Projetos: Intervenção no Presente. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão , v. 2, n. 8, p. 25 – 33, mar/abr 1996.
MACHADO, N. J. Educação: Projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora,
2000. YUS, Rafael. Educação integral – uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.