(41) 9616 2248
Facebook
E-mail

OS TEMERÁRIOS ÚLTIMOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM

O tema da redação do ENEM 2014 foi uma vergonha. Já sabemos que o ENEM, ano após ano, vem se tornando cada vez mais conteudista, mas que passou a fazer pegadinhas, isso é novidade.

Não estou desmerecendo a importância do tema: “Publicidade infantil em questão no Brasil”, mas estou questionando sobre a relevância desse tema para uma prova de REDAÇÃO que deve medir a proficiência escrita do aluno e não surpreendê-lo com um tema “pegadinha”.

Há tantos temas interessantes, interligados ás grandes Áreas do Conhecimento, que poderiam ser cobrados…

O objetivo da REDAÇÃO é avaliar a expressão escrita do candidato e, para isso, é preciso que esse candidato tenha conhecimento a respeito do tema. Isso é o mínimo que um aluno precisa para se expressar. Escolher um tema assim é contrariar os pressupostos de uma redação: conhecimento a respeito do que deve ser redigido para mostrar sua proficiência escrita.

Todos os professores de REDAÇÃO procuram munir seus alunos de conhecimentos a respeito do tema antes de solicitar uma redação. Isso é um pressuposto pedagógico. Sem conhecimento prévio a respeito do tema, não há muito o que redigir…

Textos de apoio à parte, achei que o tema poderia ter sido mais feliz. Não feliz para o candidato, mas algo que contemplasse seus esforços e estudos durante toda uma carreira escolar. Isso seria digno e justo com milhões de estudantes.

Em 2015 o tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Foi um tema fácil de discorrer, DESDE QUE o aluno não fugisse ao tema. E é claro que a fuga ao tema aconteceu! Mais de 53 mil estudantes tiraram nota zero na redação. Isso pode ser facilmente explicado. Muitos alunos escreveram sobre machismo,  feminismo ou questão de gênero, temas tão debatidos nas escolas e na mídia,  para tentar defender sua tese e acabaram por fugir do tema.

Por isso é importante em 2016 alertar os alunos sobre a importância de uma leitura bastante analítica do tema para que nada os leve a fugir do que é  proposto. O professor pode até brincar com isso durante os simulados, solicitando temas que levem o aluno a ter que ler com muita atenção para identificar o que se está pedindo. Isso, sem dúvidas, o preparará para o que vier.

Prof. Robson Lima.

__________________________